quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uso pedagógico das ferramentas de interatividade



Acredito que assim como a integração da tecnologia no ensino e aprendizagem, todo e qualquer investimento a este processo depende muito do comprometimento dos sujeitos ligados direta e indiretamente no processo. Assim, acredito que, o e-mail, se bem utilizado, otimizará, a troca entre educadores (formação,planejamento,pesquisa); entre educadores e educandos e entre educandos entre si(interação, diremir dúvidas, dar sugestões, etc.).
Esta ferramenta é muito utilizada pela minha escola, no que tange a formação de professores, e recentemente para recebimento de trabalho de alunos.  Uma parcela pequena, dos professores, não tem o hábito de trabalhar com esta ferramenta, sendo que a coordenação pedagógica necessita deixar recados no mural da coordenação, lembrando sobre os trabalhos através de e-mails. Em relação aos alunos, surgiu como uma necessidade, já que foi a única maneira encontrada para que alguns realizassem trabalhos de sala de aula bem como extra-escolar. Mas  verificamos que os alunos que reivindicaram o uso desta ferramenta, ainda não a fazem uso plenamente.
Como vimos à ferramenta por si só, não contribui para a melhora do ensino e aprendizagem. Os sujeitos que dela se apropriam devem estar motivados e comprometidos com sua aprendizagem. Mas o que não podemos é negar a contribuição das mídias no processo de educação, e como processo, sabemos que o caminho é longo, e os primeiros passos já foram dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário