O
conhecimento e as mídias visuais e digitais
Para incorporar as
novas formas de ensinar usando as mídias, é comum o professor desenvolver em
sala de aula uma prática “tradicional”, ou seja, aquela consolidada com sua
experiência profissional – transmitindo o conteúdo para os alunos – e, num
outro momento, utilizando os recursos tecnológicos como um apêndice da aula.
São procedimentos que revelam intenções e tentativas de integração de mídias na
prática pedagógica. Revelam, também, um processo de transição entre a prática
tradicional e as novas possibilidades de reconstruções. No entanto, neste
processo de transição, pode ocorrer muito mais uma justaposição (ação ou efeito
de justapor = pôr junto, aproximar) das mídias na prática pedagógica do que a
integração.
A reconstrução da
prática requer a sua compreensão e a articulação de novos referenciais
pedagógicos que envolvem os conhecimentos das especificidades das mídias, entre
outras competências que o paradigma da sociedade atual demanda. Em síntese, o
processo de reconstrução do conhecimento e da prática abarca a concepção de
aprender a aprender ao longo da vida, numa rede colaborativa que, por sua vez,
é viabilizada pela rede tecnológica, integrando as diversas mídias.
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